sábado, 14 de março de 2015

Crer dia a dia 15.03.15

Crer dia a dia ”Vir a Ele”.  Blog do frei Evandro
www.ustrean.tv.freiedielson – www.freiedielsonradioweb.com
4º Domingo da Quaresma “Ano B” (impar) Rio de Janeiro 15.03.15.       
“Se pelo Espírito, fizerdes as obras do corpo morrer, ‘Vivereis”.  
                                     Deus É Fiel À Aliança      
1ª Lei. (2cr36, 14-16. 19-23). Todos os chefes dos sacerdotes e o povo multiplicaram suas infidelidades, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha santificado em Jerusalém.
Comenta: A ira e a misericórdia do Senhor se manifestam pelo exílio e a libertação do povo.
Os livros das “Crônicas” ou “Paralipômenos” são releitura teológica da história do reino de Judá, ou talvez melhor, um comentário através dos fatos. Esta leitura, paralela oferece um juízo global da história de Judá.
Sal. 136(137). Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!
2ª Lei. (ef2, 4-10). Irmãos: Deus é rico em misericórdia.
Comenta: Uma vez mortos para os pecados, pela graça fostes salvos.
Reencontramos aqui a terminologia sobre a união do cristão com o mistério de Cristo (cf. epístola da vigília pascal). Pela salvação que temos em Cristo Jesus, somos covivificados, coressuscitados e com ele sentados nos céus. Descreve-se assim a salvação em sentido positivo: participação na vida de Cristo. Tudo isso, não pelos nossos méritos, mas por graça, por misericórdia, por amor. O homem, de sua parte, só pode intervir com a fé. Só depois de termos sido objeto do amor misericordioso de Deus em Cristo é que nos tornamos capazes de boas obras.
Evan. (jo3, 14-21). Disse Jesus a Nicodemos: Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
Comenta: Deus enviou o seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele.
Este trecho segue o colóquio de Jesus com Nicodemos e nos apresenta o objeto da fé cristã da que dá vida: a paixão de Cristo simbolizada aqui pela serpente de bronze (nm21, 8-9) é o amor de Deus que, em seu Filho, quer  a nossa salvação. Essa atuação de Deus na história provoca uma crise, pois diante da revelação do amor de Deus os homens se dividem.
Bendito Seja Deus Que Nos Reuniu No Amor De Jesus Cristo
Frei Evandro Oar.      


Nenhum comentário:

Postar um comentário