quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Crer dia a dia 25.02.15

Crer dia a dia ”Vir a Ele”.  Blog do frei Evandro
www.ustrean.tv.freiedielson – www.freiedielsonradioweb.com
“Se pelo Espírito, fizerdes as obras do corpo morrer, ‘Vivereis”.  
1ª Semana da Quaresma “Ano B” (impar) Rio de Janeiro 4ª feira 25.02.15.  
                              Convertei-Vos E Crede No Evangelho
1ª LEI. (jn3, 1-10). A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: “Levanta-te e põe-te a caminho da cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
Comenta: Os ninivitas se afastavam do mau caminho.
A palavra de Deus interpela não apenas Jerusalém, mas até Nínive; não só a Igreja, mas o mundo. A “grande cidade” é culpada. Fraude, roubo e prepotência são os delitos que os profetas lhe lançam em rosto. A destruição que Jonas é convidado a anunciar não é uma fatalidade ou arbítrio: a santidade de Deus não pode tolerar o pecado e “seu ardente desdém” abate-se sobre os malvados. É óbvio que as ameaças de Deus são condicionadas e têm por intuito a conversão e salvação (cfe. Jr18, 7s). A prontidão com que os Ninivitas se entregam à penitencia contrasta com a obstinação de Israel, A QUEM NÃO SÓ OS PROFETAS MAS O PROPRIO Jesus reprovará (mat. 1,41) O “arrependimento” de Deus mostra que ele reserva aos pecadores a possibilidade de reconciliação e de um novo futuro.  
Sal. 50(51). Ó Senhor, não desapresseis um coração arrependido! 
Evan. (lc11, 29-32). Naquele temo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má”. Ela busca um sinal, nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 
Comenta: Nenhum sinal será dado a esta geração a não ser o sinal d Jonas.
Como se vê, Jonas foi um “sinal” para os habitantes de Nínive com sua pregação, ou seja, com o anúncio do juízo e o apelo à conversão (Jn3, 2-5). Do mesmo modo, deve ser reconhecido ao Filho de Deus o papel de sinal, tanto mais que ele é bem maior do que Jonas e Salomão.  Este é o sentido original da palavra de Jesus.
A todos que procedo retamente Eu mostrarei a salvação que vem de Deus, Diz Jesus. freievandro@gmal.com       
freiEvandro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário