domingo, 8 de março de 2015

Crer dia a dia 09.03.15

Crer dia a dia ”Vir a Ele”.  Blog do frei Evandro
www.ustrean.tv.freiedielson – www.freiedielsonradioweb.com
3ª Semana da Quaresma “Ano B” (impar) Rio de Janeiro 2ª feira 09.03.15.      
“Se pelo Espírito, fizerdes as obras do corpo morrer, ‘Vivereis”.  
                                      A Lei, Sinal Da Aliança.     
1ª Lei. (2rs5, 1-15).  Naamã general do exército do rei da Síria era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus.
Comenta: Havia muitos leprosos em Israel. Contudo nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio.
Naamã tinha que superar dois grandes obstáculos em seu itinerário de fé: o amor próprio e a mentalidade mágica. Seu caminho da palavra do profeta ao rito que o curou à fé explícita deveria ser o de todo candidato aos sacramentos. O sacramento não opera eficazmente se não for celebrado em um diálogo entre Deus que se revela e o homem que obedece; evidentemente, a Igreja deve respeitar o tempo necessário ao homem para que possa situar-se e amadurecer.
Sal. 41(42). Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
Evan. (lc4, 24-30). Jesus vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”.
Comenta: Jesus como Elias e Eliseu, não é enviado só aos judeus.
O pedido dos nazarenos pareceria legítimo; no entanto, Jesus é de outro parecer. O profeta, precisamente em virtude de sua vocação, não dispõe de si mesmo, mas está totalmente na dependência de Deus. Exigir dele um milagre significa querer impor a Deus nossa vontade esquecer que o milagre, como, aliás, o próprio profeta, é um dom livre da parte de Deus. A fé que exige milagre não é verdadeira fé. O próprio Jesus dirá: “Se não escutam nem a Moisés nem aos profetas, mesmo que alguém ressuscite dos mortos, não se convencerão” (lc16, 31).
A expressão de Jesus: “Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”.                        
Lembra-nos quanto somos rebeldes em aceitar que alguém do nosso meio, cujas “virtudes e milagres” cremos conhecer, se torne juiz de nossa ação, mesmo que seja em nome de Deus. A fé exige total superação do plano meramente humano (lc8, 21). Se faltar isso, tornar-se-á dificílima a pratica da obediência cristã.           
Bendito seja Deus que nos reuniu no Amor de Cristo.
freievandro@gmail.com - freievandro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário