sábado, 21 de fevereiro de 2015

Crer dia a dia 21.02.15

Crer dia a dia blog d frei Evandro
frevandroSilva@hotmail.com
www.ustream.tv.freiedielson – www.freiedielsonradioweb.com
“Se pelo Espírito, fizerdes as obras do corpo morrer, ‘Vivereis”.  
 “Ano B (impar) Rio de Janeiro Sábado depois das cinzas” 21.02.15
Concedei-nos, ó Deus todo poderoso iniciar este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do espírito Santo. 
1ª lei (is58, 9-14). Assim fala o Senhor: “Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo socorro ao necessitado, nascerá nas trevas à luz e tua vida obscura será como o meio dia”.
Comenta: Se acolheres de coração aberto o indigente, nascerá das trevas a tua luz.
O autor desta página volta se para quem está reconstruindo Jerusalém após o regresso do exilio. Talvez afrontas e violência acompanhassem a própria reconstrução do templo e fossem praticadas em nome de Deus. Lembrança o profeta que não são as forças humanas que constroem a cidade de Deus. A fidelidade às leis em cada um de seus aspectos também dará a prosperidade material.
Sal.85(86). Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andará.
Evan. (lc5, 27-32). Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
Comenta: Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão.
Mas é necessário que o homem reconheça o próprio pecado, reconheça estar em caminho errado, e que é preciso levantar-se e deixar tudo para começar vida nova. O banquete marca o limite entre a velha e a nova vida. E como pode o cristão manifestar externamente ter aceitado uma nova vida? Mostrando-se compassivo.

Então se torna gesto simbólico, denúncia profética da injustiça que nasce do egoísmo, solidariedade com os que são mais pobres. Assim, a preparação para a Pascoa torna-se “Quaresma”. -   A todos que procedo retamente Eu mostrarei a salvação que vem de Deus, Diz Jesus. freiEvandro    



Nenhum comentário:

Postar um comentário