domingo, 16 de outubro de 2011
Paráclito a vinda do Espírito Santo.
Paráclito.
      Essas coisas vos tenho dito estando entre vós. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará o que eu vos disse (Jo14,26). Leitura orante. 
Iniciar invocando o Espírito Santo
   *Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo e acendei neles o fogo do vosso amor, enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
    Oremos: ó Deus, que instruíste is os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo Senhor Nosso amam.  
   Esse ponto é fundamental, pois o Espírito Santo, além de ser o principal autor da Bíblia, recebe a missão de continuar a revelação: “Eu vos tenho dito estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará o que eu vos tenho dito” (Jo14, 26). Para escutar o Espírito Santo é preciso criar um clima de oração. Ele nos ajudará a compreender a Palavra de Deus que aquece o coração e recria a comunidade. 
   O método da leitura Orante convida a seguir quatro passos que, como experimentos, não são estanques, separados, nem sucessivos. Mas se misturam como atitudes permanentes. 
   Leitura: o que diz o texto? É o momento de tomar a Bíblia na mão, acolher o texto, através de uma leitura lenta e atenta, prestando atenção nos lugares que aparecem nos personagens, nas ações, nas reações das pessoas... Lendo palavra por palavra. Isto exige várias leituras: ler, ler, ler e voltar a ler o texto. Entender o que ele diz “naquele tempo”. Entender o sentido de cada frase da palavra. Isso exige silêncio, respeito e escuta. 
   Meditação: o que o texto me/ nos diz? É momento de entrar em diálogo com o texto como Palavra de Deus. Refletir... Ligar com a realidade do “nosso tempo, hoje”... Atualizar. É importante ligar o trecho que estamos lendo com outros textos bíblicos que ajudam a ampliar a compreensão. 
   Oração: o que o texto, a palavra lida e meditada nos faz dizer ou respondera Deus? É momento da súplica, do louvor do pedido de perdão, da ação de graças. É hora da prece. Podemos ler novamente o texto rezando-o a partir da palavra que mais nos tocou, respondendo a Deus, pessoal e comunitariamente. É bom concluir rezando um salmo ou um hino. 
   Contemplação: que compromisso de vida a Palavra lida, meditada e rezada me faz assumir? É olhar o mundo com os olhos de Deus, purificados pela sua Palavra. É saborear o amor de Deus se revela no amor aos irmãos e irmãs. É dizer com e com Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc1,38). É bom escolher uma frase do texto como resumo para memorizar. Essa palavra vai penetrando nosso coração, nossa mente, transformando nossas ações, como a chuva que cai, vai produzindo seus efeitos, convertendo-nos (Is55, 10-11). 
    Colab: frei Evandro. Agostiniano. OAR. Curso de Teologia a Distância. Estef. 
    A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco. Pai Nosso...
    Blog do Frei Evandro Silva. frevandrosilva@hotmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário