terça-feira, 27 de setembro de 2011

Confissões de Santo Agostinho livro um capitulo três

3.Deus está em todas as coisas e nenhuma o contém 3. Portanto cabes tu no céu e na terra, visto que os enches com a tua presença? Ou, enchendo-os, resta ainda alguma parte de ti, por não te conterem? Por onde difundes o que resta de ti, depois de repletos o céu e a terra? Ou não tens necessidades de ser contido em alguma coisa, tu que tudo conténs, visto que as coisas que enches as ocupas contendo-as? Não são, pois os vasos cheios de ti que te tornam estável porque, ainda que se quebrem não te derramas; e quando te derramas sobre nós não és tu que te abaixas, mas nós que somos elevados a ti; não te dispersas, mas nos recolhes a nós. Mas tu, que tudo enches o fazes com todo o teu ser. E já que o universo inteiro não pode conter todo o teu ser, conterá somente uma parte? E todos os seres conterão a mesma parte, ou cada um conterá uma, os seres maiores a parte maior, os menores a menor? Mas há em ti partes maiores e partes menores? Ou estás inteiro em toda parte, e nada existe que te contenha inteiramente? Continuação no próximo capítulo. Confissões de Santo Agostinho. A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco. Pai Nosso... ¿Abárcame, por ventura, el cielo y la tierra por el hecho de que los llenas? ¿O es, más bien, que los llenas y aún sobra por no poderte abrazar? ¿Y dónde habrás de echar eso que sobra de ti, una vez llenó el cielo y la tierra? ¿Pero es que tienes tú, acaso, necesidad de ser contenido en algún lugar, tú que contienes todas las cosas, puesto que las que llenas las llenas conteniéndolas? Porque no son los vasos llenos de ti los que te hacen estable, ya que, aunque se quiebren, tú no te has de derramar; y si se dice que te derramas sobre nosotros, no es cayendo tú, sino levantándonos a nosotros; ni es esparciéndote tú, sino recogiéndonos a nosotros. Pero las cosas todas que llenas, ¿las llenas todas con todo tu ser o, tal vez, por no poderte contener totalmente todas, contienen una parte de ti? ¿Y esta parte tuya la contienen todas y al mismo tiempo o, más bien, cada una la suya, mayor las mayores y menor las menores? Pero ¿es que hay en ti alguna parte mayor y alguna menor? ¿Acaso no estás todo en todas partes sin, que haya cosa alguna que te contenga totalmente? Blog do frei Evandro.- OAR. – frevandrosilva@hotmail.com

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